Atividade 4 da disciplina  "Educação Aberta e Redes de Aprendizagem (EARA)", do curso de Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC)
1. Leia o capítulo “Promovendo a Construção e o Compartilhamento do Conhecimento Habilitado pela Tecnologia para Inovações Educacionais Abertas Sustentáveis” (p.337 a p. 355); faça um esquema ou um mapa conceitual do texto (2,5 pontos) e poste no seu blog.





2. Escolha um dos cinco questionamentos feitos na página 354 desse Capítulo e apresente uma resposta para o questionamento, a partir do que você já leu e estudou até agora (referenciando); e poste essa resposta em seu blog (aquele criado na disciplina Internet e Educação), indicando o link do mesmo nesta tarefa (2,5 pontos).

Como educadores, considero que se faz necessário uma predisposição para a mudança, ou mesmo, para uma experiência em inserir em suas aulas –  seu trabalho como um todo –, instrumentos pertencentes às tecnologias abertas.

Aliado a esta predisposição do educador, a instituição de ensino deve proporcionar além da infraestrutura para o desenvolvimento ativo da parte ferramental, elementos capacitadores e incentivadores para a formação continuada. Tais elementos devem incluir também, certa forma de respaldo ao educador que vier a usar diferentes recursos em suas aulas, principalmente, no início, o que poderá evitar entendimentos errôneos no momento da avaliação do docente pelo discente (sistema de avaliação que existe nas instituições de ensino superior).

E quanto aos estudantes, apesar de muitos já serem da geração z, ainda, em termos de ensino-aprendizagem, apresentam um comportamento tendendo ao tradicional, preferindo o modo “cuspe e giz”. Sendo muitas vezes não colaborativo perante à metodologias diferenciadas.  









Comentários