Exemplo de prática de educação aberta

Como exemplo de uma prática de educação aberta cito o Repositório de Outras Coleções (ROCA) da UTFPR, particularmente a parte reservada aos Recursos Educacionais Abertos (REAs), como é o caso da página a seguir.


Na mesma, há um recurso didático aberto no formato de vídeo (mp4), sobre o conceito de Força de atrito. Sendo desenvolvido tendo como principal base metodológica a concepção dos mapas conceituais. Segundo Moreira , “à medida que os alunos utilizarem mapas conceituais para integrar, reconciliar e diferenciar conceitos, (...) estarão usando o mapeamento conceitual como um recurso de aprendizagem.” Aliado à apresentação de um mapa conceitual sobre força de atrito, objetivando uma breve revisão dos conceitos, o presente recurso contempla três situações tradicionalmente abordadas no ensino desse conteúdo. São elas: objeto em repouso sobre um plano inclinado, objeto sobre um plano inclinado na iminência de movimento e objeto deslizando sobre um plano inclinado. Tais situações são explicadas passo-a-passo, por exemplo, detalhando-se a decomposição vetorial das forças. Ressalta-se também, a demonstração de uma aplicação direta dos conceitos físicos em um contexto comum do cotidiano universitário. Desse modo, o estudante poderá atingir uma aprendizagem significativa sobre Força de atrito, bem como aprimorar suas habilidades matemáticas, podendo ampliar o seu próprio mapa conceitual. 

Comentários

  1. Achei interessante o assunto por que preciso aprimorar minhas habilidades matemáticas, porém faltou destacar os aspectos negativos ou críticos.

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